top of page

QUEM SOMOS

Uma família nascida no café

A história da família Marcato está intrinsecamente ligada ao café. Vindos da Itália na início da década de 1900, se estabeleceram em Cravinhos - SP até o ano de 1922, quando os irmãos Frederico e José Marcato adquiriram uma propriedade na cidade de Pirajuí - SP e deram início ao primeiro cafezal da família.

 

Com o desempenho da atividade cafeeira nos primeiros anos, aos poucos conseguiram aumentar as propriedades e a lavoura, contribuindo para que Pirajuí recebesse o título de município com maior produção cafeeira no mundo, atingindo a marca de 35 milhões de pés de café no início do século passado.

Image by Jeremy Bezanger

Raízes

Em paralelo ao café, surgiu também o bairro Água Quente, lar de toda família que tinha os irmãos Marcato como patriarcas. Foi em um Ford 32 que Frederico transportou os materiais para levantar a capela e as casas do bairro que até hoje são o ponto de encontro de seus descendentes.


Ali os irmãos constituíram grandes famílias - José com 13 filhos, Frederico com 10 - que deram continuidade no legado do café. Um dos filhos de Frederico, José, nascido em 1939, dando seguimento na mesma atividade, também constituiu família com sua esposa Elza Lippi, tendo 7 filhos - um deles, João Marcato, nascido em 1970. 

UMA VIDA DEDICADA AO CAFÉ

Logo aos 7 anos, João já iniciou no plantio e cuidados com o cafezal, intercalando com os estudos na escolinha do bairro Água Quente. Desce cedo, já desenvolveu o gosto e o amor pela cultura do café, participando de todos os processos - plantio, tratos culturais, colheita e beneficiamento. Ali permaneceu até sua juventude, quando em 1989, a família adquiriu uma indústria de torrefação de café situada na cidade de Vera Cruz, sendo João, aos 19 anos, escolhido para a administração da empresa. Desempenhou esta função por 20 anos, período em que a indústria se manteve sob controle da família.

A JMarcato

Aproveitando a experiência e conhecimento adquirido ao longo dos anos a frente da empresa da família, João Marcato, no ano de 2010, deu início em sua nova atividade: a criação da JMarcato Corretora de Café.


Os primeiros negócios foram realizados com os lotes dos familiares da Água Quente, que continuam nas atividades cafeeiras até os dias atuais. Nos primeiros anos, desenvolveu negócios com produtores de Marilia, Vera Cruz, Garça e região. De lá pra cá, vem ampliando sua área abrangência, atendendo produtores, cooperativas e empresas, além do estado de São Paulo, tambem dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rondônia.

bottom of page